O Projecto Bebé ao Colo surge para combater e prevenir a negligência parental e exclusão social em mulheres grávidas e/ou cuidadores de bebés até um ano de idade, através da promoção de comportamentos saudáveis. Assim, a equipa multidisciplinar que integra o Projeto proporciona sessões de formação parental, apoio social e acompanhamento formal e informal com a finalidade de capacitar as famílias para responder às principais necessidades do bebé. As sessões de formação são asseguradas pela equipa técnica da Fundação AJU e pelo ACES Alcabideche.
Contamos ainda com uma equipa de 5 voluntárias de diferentes áreas de formação (Medicina/Enfermagem/Ensino) que acompanham as mães e os seus bebés ao longo das sessões, de visitas domiciliárias e encontros realizados por vídeo chamada.
O Projeto tem dois objetivos específicos: sessões de formação e acompanhamento social.
Durante o ano de 2020 foi concluída a 11ª Edição do Projeto que contou com a participação de 14 cuidadores, e iniciou a 12ª Edição que contou com 13 participantes. Todas as edições do Projeto Bebé ao Colo contam com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e ACES Alcabideche.